Nanotecnologia no controle de pragas

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia para facilitar, agilizar e tornar mais eficaz diversas atividades e procedimentos que fazem parte da nossa vida. No ramo do controle de pragas isso não é diferente e a nanotecnologia está aqui para provar isso!

 

Nanotecnologia no controle de pragas urbanas

A nanotecnologia é definida como o estudo de manipulação da matéria em escala atômica. E possui como objetivo a construção de novos materiais a partir dos átomos. Esse tipo de campo científico extremamente avançado desenvolve diversos campos de aplicação em toda a indústria, permitindo avanços de tecnologias, a fim de suprir as necessidades da população.

No controle de pragas urbanas, a nano biotecnologia é aplicada para o desenvolvimento de inseticidas e outros produtos que impeçam a proliferação desses insetos, sendo extremamente importante para o setor químico da industria brasileira. Os laboratorios de grandes empresas como Basf, bayer e Syngenta estão entre as que se destacam no mercado em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também fiscaliza e monitora o uso de produtos químicos em todo o território nacional para assegurar a qualidade e segurança de cada produto. Somente empresas licenciadas podem ter acesso a produtos de controle de pragas destes laboratorios.
A busca incessante por diminuir os impactos ambientais dos meios de produção no campo deve ser o norteador da aplicação da nanotecnologia, pois a sustentabilidade que ela permite nos induz ao desenvolvimento sustentável que tanto almejamos.

 

Nanotecnologia no controle de pragas na agricultura

O primeiro benefício que deve ser destacado é a redução da toxicidade dos agrotóxicos empregados na agricultura com o intuito de maximizar a produção, pois se o emprego dos mesmos evita que pragas e outras questões impeça a colheita daquela safra, a exposição do trabalhador e do consumidor final a esse tipo de insumo químico é uma preocupação constante que precisa ser enfrentada.

Outros benefícios diretos do emprego da nanotecnologia para o controle de pragas é:
1-Diminuição dos custos;
2-Diminuição do consumo de agrotóxicos;
3-Diminuição da toxicidade dos insumos químicos;
4-Maior eficiência no controle de pragas;
5-Redução dos impactos ambientais;
6-Melhora no desempenho dos processos;

Assim, percebe-se que a utilização da nanotecnologia para desenvolvimento de soluções para o campo e, para as cidades, traz diversos benefícios para o meio ambiente e para a saúde humana. Por um lado, aumentando a produtividade e, por outro, ampliando a qualidade de vida de todos os envolvidos nos processos de produção e consumo.

Nanotecnologia é a solução para o futuro?

Não é a única, mas sem sombra de dúvidas desponta como um campo de extrema importância a ser explorado. A Nanotecnologia não é apenas promissora, mas já é uma realidade em diversos campos da indústria.

Ainda é necessário cautela com essas tecnologias, pois o desenvolvimento de novas formulações requer estudos e acompanhamentos para o perfeito entendimento de possíveis impactos e danos que estas podem trazer, sobretudo por conta da velocidade de inovações que são produzidas.

Trabalhar a nanotecnologia em conjunto com ativos naturais, como os fitoterápicos e outros compostos orgânicos é o casamento perfeito entre tecnologia e sabedoria popular. Buscando sempre métodos e técnicas eficazes e sustentáveis para o controle de pragas.

É preciso ter isso claro em mente, pois as pragas acometem nossos bens maiores, que são nossas casas e, sobretudo, nossos alimentos. O cuidado para removê-las passa necessariamente pelo zelo em preservar a saúde de todos os seres vivos que desejamos preservar.

Assim, ciência e conhecimento ancestral ao caminharem juntos, abrem portas cada vez mais amplas para atingirmos o desenvolvimento sustentável. Gerando enormes benefícios para o meio ambiente e para a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *